sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Meat Loaf (bolo de carne)


Olá para todos!
Eu adoro ver filmes e seriados... na verdade é praticamente o que eu vejo na televisão fora um ocasional esporte e jornal.
Em quase todos os filmes e séries americanas (quem vê sabe) eles fazem um tal de "meat loaf" (bolo de carne).
Sempre quis saber qual era a do tal bolo...
Pesquisei algumas receitas na internet (tem várias) e achei a que mais me agradou (e a que faltava menos ingredientes do que eu já tinha em casa), dei uma incrementada à gosto e fiz. Ficou muito bom! Super fácil e muito bom mesmo, compensa fazer.
Eis a receita:
(Dica: para experimentar os temperos e sabor antes de colocar para assar esquente um pedacinho em uma frigideira e prove)

Ingredientes
Ingredientes do bolo:
600g de carne moida com pouca gordura (alcatra oupatinho)
1/3 pacote de sopa de cebola
2 colheres de sopa de molho barbecue
1 colher de cha de mostarda Dijon
1 colher de sopa de molho ingles
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moida na hora
1 cebola media ralada
1 dente de alho amassado ou ralado
1 colher de sopa de azeite extra virgem

... eu coloquei provolone fatiado como recheio e linguiça calabresa picadinha em cima (ficou muito bom), mas você pode escolher outros recheios como mussarela, ovo cozido fatiado, cenoura cozida fatiada, etc.

Modo de preparo
Em um bowl (tigela) misture a carne moida com os demais ingredientes do bolo (exceto o azeite) ate ficar bem homogeneo.
Divida a massa em duas porcoes e forre o fundo de uma forma de bolo ingles com uma das porcoes da massa.
Coloque o recheio de forma a cobrir toda a massa.
Cubra com a outra metade da massa e acerte com uma colher para o topo ficar regular.
Regue com o azeite e leve ao forno pre-aquecido a 200oC.
Asse por cerca de 30 min ou ate ficar corado. Espere esfriar um pouco e desenforme.
Se criar um pouco de liquido na forma, remova o liquido antes de desenformar (eu não desenoformei só tirei o líquido mesmo, afinal era só pra gente de casa) e reserve.
Regue o bolo com um pouco desse liquido e descarte o restante.
Pode-se tambem cobrir o bolo com molho de tomate e mussarela ralada e levar ao forno novamente por 10 minutos para derreter o queijo.

Espero que gostem!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lasanha de queijo e presunto

Olá para todos!

Lasanha é fácil de fazer... Hoje em dia tem até massa instantânea, que não precisa cozinhar antes...
Então, basta escolher o molho, o recheio e cuidar do tempero.
A que eu mais gosto é de presunto e queijo com os molhos vermelho e branco.
O segredo, para ela não ficar seca, é abusar da quantidade de molho. Coloque em todas as camadas (que deverão ter massa, queijo e presunto) um pouco de cada e no final cubra com o que restar, primeiro o molho vermelho e por cima o molho branco.
Salpique parmesão ralado e leve para assar por cerca de 40 minutos (ou até gratinar, depende muito da massa que for usar) em forno médio.

Olha o resultado:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Espinafre com molho branco gratinado

Olá para todos!

Eu gosto muito de espinafre. Cozido, cru, em suflê, gratinado... de qualquer jeito. Então as vezes eu compro e deixo na geladeira até surgir a vontade.

Ontem ela surgiu...
                                                                   


Espinafre com molho branco gratinado! Ficou cremoso... Muito bom!!

Ingredientes (para duas pessoas):
um maço de espinafre (retire apenas as folhas lave, tire o excesso de água e rasgue as folhas em pedaços menores), 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, meio copo de requeijão (eu uso light), 1 xícara de leite (eu uso desnatado), meia caixinha de creme de leite (não achei light, mas se achar também uso light), 3 ou 4 fatias de mussarela picada, parmesão ralado, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho até dourar um pouco.
Junte o requeijão, o leite e o creme de leite. Deixe ferver de 3 a 4 minutos, para criar uma consistência (pode ficar um pouco ralo sem problemas).
Acrescente o espinafre e misture tudo.
Tempere com sal (pouco) e pimenta e experimente (cuidado com o sal porque ainda será acrescentada a mussarela - uma dica é experimentar a mussarela antes para acertar o sal).
Acrescente a mussarela, misture tudo, desligue o fogo e prove para ver o sal e a pimenta.
Tempero acertado, disponha a mistura em um refratário pequeno polvilhe com parmesão e leve ao forno até gratinar.
Serve de acompanhamento para carnes ou frangos feitos sem molho.

Gostamos muito!
Espero que aprovem!

Até a próxima.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Frango assado de supermercado

Olá para todos!

Há mais ou menos duas semanas eu passei a morar com meu namorado e sempre tivemos dúvidas em relação a comida de casa (encomendar marmita, fazer, comprar pronta ou pegar na casa dos pais? A gente usa as quatro opções agora). Ele já morava sozinho há cerca de 10 anos e tem lá suas manias. Uma de suas manias é comprar comida no Extra (que, por incrível que pareça, é boa comida)... ele não resiste ao frango assado... toda vez compra.

Bom, ontem, no trabalho, pensando no que fazer de noite, resolvi por uma lasanha de peito de peru. Passei no supermercado, comprei os ingredientes que estavam faltando, cheguei em casa, arrumei tudo na cozinha e fui tomar banho. No banho, um estalo.... o frango assado que ele comprou no domingo ainda estava na geladeira intocado!

Resolvi então reinventar o frango (eu gosto de inventar umas comidas de vez em quando) para ficar mais saboroso e ficou... nossa, como ficou! Não deu pra quem quis!
Na mesma noite decidi fazer um blog com algumas dicas de reinventar comidas que estão na geladeira e postar outras receitinhas que gostarmos (por isso a foto ficou só com a metade da forma, a gente já tinha comido a outra).

O frango então... (ingredientes: meio frango assado sem pele e desfiado, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, 1 pimenta de cheiro picada, orégano (ou outras ervas - alecrim, tomilho, sálvia etc) à gosto, sal e pimenta do reino à gosto, mais ou menos meio pacote de polpa de tomate, meio copo de leite, 1 pitada de açúcar, 3 a 4 fatias de mussarela, farofa ou parmesão para polvilhar e azeite para refogar)




Com a metade de um frango assado (tinha uma farofa junto que eu reservei e polvilhei por cima, ficou ótimo), tire a pele e desfie.

Em uma panela ...

Coloque 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picadinho, 1 pimenta de cheiro picada e uma pitada de orégano (outras ervas ou se não gostar não ponha) e refogue no azeite até a cebola ficar translúcida.

Junte cerca de meia caixa de polpa de tomate (depois, se achar que ficou seco, acrescente mais), refogue um pouco e coloque uma pitada de açúcar.

Junte o frango, misture e acrescente meio copo de leite (ou mais se preferir, para tirar um pouco a acidez do tomate).

Tempere com fondor (eu fiz com fondor) ou sal e pimenta do reino à gosto.

Refogue mais um pouco, experimente e se estiver a seu gosto, coloque num refratário pequeno para ir ao forno. Cubra com fatias de queijo mussarela e salpique a farofa do frango ou parmesão por cima. Leve ao forno até gratinar ou borbulhar.

Nós adoramos. Espero que gostem!!!

Abraços, até a próxima.